Jabiru J160


Descrição

O Jabiru J160-D é uma aeronave certificada construída de fábrica  .

As aeronaves Jabiru J160-D foram desenvolvidas para treino vendo as suas dimensões gerais substancialmente aumentadas. Tem uma cabine mais larga, um maior cockpit e mais espaço para as pernas. Possui um certificado de tipo australiano , bem como um certificado de produção.


Especificações

 


 

Características

 

  • Configuração convencional
  • Projetado segundo os padrões de aeronavegabilidade Europeus JAR-VLA
  • Monoplano de asa-alta, com montantes e flaps, Leme de Profundidade equilibrado com contrapeso e compensador
  • Velocidade de cruzeiro @ 75% potência 100 nós
  • Autonomia – 850 milhas náuticas
  • Endurance (nil reserva) 8.5hrs
  • Motor de 4 tempos JABIRU 2200 cc projetado especificamente para as aeronaves Jabiru.
  • Características de perda suave e previsível, juntamente com controles leves e responsivos, fazem as aeronaves JABIRU verdadeiramente desportivas.
  • Velocidade de perda com flaps (peso máximo) 45 KCAS
  • Cabine totalmente fechada, ergonomicamente projetada com 2 portas, proporcionando facilidade de entrada e baixos níveis de ruído.
  • Excelente visibilidade
  • Assentos fixos lado a lado  com manche  central e throttles montados no painel . Ideal para instrução ou lazer.
  • Trem de aterragem triciclo com roda direccional e travões de disco hidráulicos manuais para fácil utilização.
  • Excelente  desempenho com vento cruzado– 14 nós
  • Construção em compósitos elimina o problema de corrosão.
  • Cargas de alar e relação peso/potênciapermitem alto desempenho , particularmente em turbulência.
  • Assento confortável com estofos facilmente removidos.
  • Projetado para uma manutenção mínima. Capots superior e inferior  fácilmente removiveis.
  • Bomba de combustível eléctrica auxiliar para facilitar o arranque e aumentar a segurança em voo.
  • Todos os recursos de gestão de motor presentes numa aeronave convencional de GA: aquecimento de ar do carburador, ignição dupla, carburador com compensador de pressão   – não há controle de mistura!
  • Hélice Cimitarra 60 x 38 de 2 pás em compósito  ou de madeira,  com passo fixo, 60 x 42″
  • Aviónicos incluem rádio VHF,  Intercom, Headsets.
  • Veja 4 opções para painéis de instrumentos: painéis de instrumentos
  • Para-brisas fumado
  • Roda de nariz direccional
  • Flaps accionados eléctricamente
  • Jantes de rodas de alumínio 500 x 6  e pneus com 6 lonas,  com carenagem
  • Cabine totalmente estofada
  • Aquecedor da cabine
  • Escolha de decalques (da gama padrão)
  • Tanques de combustível 135 litros  (tanques de asa & tanque principal)
  • Pedais ajustáveis para acomodar os pilotos que têm dificuldades para alcançar os pedais
  • Kit de ferramentas