Jabiru J230


Descrição

O Jabiru J230-D é o mais recente desenvolvimento da fábrica Jabiru

Respondendo a sugestõess de clientes,  melhorámos o J230 em várias áreas chave:

Uma consola central mais fina faz melhor uso do espaço interior
Manche ao estilo do J160 é mais confortável e permite uma melhor intervenção dos instrutores.
Modificações  no painel de instrumentos  melhoraram o espaço para os joelhos.
Certificação da aeronave segundo as normas ASTM 2245-06 permite a opção de operações de VFR nocturnas  fazendo do J230-D a primeira aeronave Jabiru construída de fábrica  capaz de voar à noite (quando optionalmente equipada com o pacote para voo nocturno).

Essas alterações foram feitas sem afectar pontos fortes tradicionais,  fiabilidade, simplicidade, velocidade, conforto e espaço. Ele ainda tem excelente espaço interior dos J230-C e um compartimento de bagagem enorme – é a mesma fuselagem do J430 mas bancos traseiros do J430 não são montados.

 

 


Especificações


 

Características

 

  • Configuração convencional
  • Projetado para padrão de aeronavegabilidade ASTM 2245-06
  • Monoplano de asa-alta, com montantes, leme de profundidade equilibrado com contrapeso e compensador
  • Velocidade de cruzeiro @ 2870 rpm  de 120 nós (a velocidade de máximo alcance) – 675 milhas náuticas
  • Motor de 4 tempos JABIRU 3300 cc projetado especificamente para as aeronaves Jabiru.
  • Características de perda suave e previsível, juntamente com controles leves e responsivos, fazem do JABIRU uma aeronave desportiva.
  • Velocidade de perda sem flaps no peso máximo, 45 KCAS
  • Cabine totalmente fechada, ergonomicamente projetada com 3 portas, proporcionando facilidade de entrada e  arrumação de bagagem.
  • Excelente visibilidade
  • Assentos fixos Lado a lado   com  controlos centrais e throttles no   painel. Ideal para instrução ou lazer.
  • Trem de aterragem triciclo com roda de nariz direccional e travões  de disco hidráulicos faz a manobra no solo uma brisa.
  • Excelente manipulação desempenho  co vento cruzado– 14 nós
  •  Construção toda em compósito  elimina o problema da corrosão.
  • Carga de alar e relação peso/potência permitem alto desempenho e manipulação, particularmente em turbulência.
  • coberturas de assentos removíveis.
  • Projetado para uma manutenção mínima. Capots superior e inferior  fácilmente removiveis.
  • Bomba de combustível auxiliar elétrica  para facilitar o arranque e aumentar a segurança em voo.
  • Todos os recursos de gestão de motor de avião convencional  GA: aquecimento de ar do carburador, ignição dupla, carburador com compensador de altitude– não há controle de mistura!
  • Hélice  Cimitarra  em compósito  ou hélice de madeira de passo fixo com bordo de ataue em poliuretano.
  • Aviônicos incluem rádio VHF,  Intercom e headsets. Encoder opcional
  • Consulte Opções para painéis de instrumentos.
  • Para-brisas colorido
  • Roda de nariz direccional.
  • Flaps accionados eléctricamente
  • Jantes rodas de alumínio 500 x 6  e pneus com 6 telas, com carenagem.
  • Cabine totalmente estofada
  • Aquecimento da cabine
  • Escolha de decalques (da gama padrão)
  • Tanques de combustível de 135 litros(tanques das asas e tanque principal)
  •  Pedais ajustáveis opcionais para acomodar os pilotos que têm dificuldades para alcançar os pedais
  •  Kit de ferramentas